Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu em renovar e adaptar uma casa tradicional de dois andares no bairro de Provenza em Medellín, transformando-a em espaços comuns de trabalho (co-working) e pequenos apartamentos que compartilham serviços (co-housing). A casa, que já havia sido transformada anos atrás em uma empresa imobiliária, possuía uma estrutura estável de paredes, pisos, coberturas e forros de madeira que decidimos renovar e manter.
No primeiro nível, revitalizamos o jardim frontal, propusemos um novo hall mantendo a escada existente e situamos as áreas compartilhadas de trabalho, salas privadas e banheiros. No segundo nível, projetamos quatro apartamentos com diferentes tamanhos e iluminação natural.
Estes espaços compartilham áreas de trabalho e lavanderia. Concentramos a nova intervenção no pátio posterior existente, criando uma cobertura translúcida de três alturas e um forro de bambu, evitando encostar nas paredes da casa. Desta forma, criamos novas plataformas de atividade, expandimos os espaços de co-working e conectamos os apartamentos com as áreas comuns por meio de uma passarela semiprivada.
No interior do pátio, propusemos uma nova escada, articulando de forma delicada os novos espaços com a estrutura existente. Mantivemos os tons e cores principais da casa: paredes claras e tons de marrom, introduzindo novos materiais em gamas semelhantes. Propusemos uma nova iluminação quente, articulada com a iluminação natural em todos os espaços.